Os vírus da dengue, chikungunya e zika: entenda transmissão e sintomas.
Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes Aegypti. Têm sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Zika e dengue são do gênero Flavivirus. Já o chikungunya, é do gênero Alphavirus.
As doenças têm gravidades diferentes:
A dengue, que pode ser provocada por quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada por febre repentina, dores musculares, falta de ar e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.
O chikungunya caracteriza-se, principalmente, pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares podem permanecer por meses, e até anos. Complicações sérias e morte são muito raras.
Já a febre pelo vírus da zika leva a sintomas que se limitam a, no máximo, 7 dias. Apesar de os sintomas serem mais leves que os da dengue e chikungunya, a relação do vírus com a microcefalia e a possível ligação com a síndrome de Guillain-Barré tem trazido preocupação.
O Aedes aegypti pode transmitir mais de uma doença ao mesmo tempo?
Segundo estudos conduzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é possível que um mosquito transmita dengue e chikungunya ao mesmo tempo a um paciente. Ainda não há estudos, porém, que avaliem a possibilidade de o vírus da zika ser transmitido simultaneamente aos outros dois vírus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando a situação do vírus da zika?
A Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde emitiram um alerta mundial sobre a epidemia do vírus da zika. Segundo a OMS, somente neste ano foram confirmados casos de zika em nove países das Américas. Brasil, Chile – na ilha de Páscoa -, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.
Quando o zika foi identificado pela primeira vez?
O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 em um macaco Rhesus, na floresta Zika, da Uganda. No Brasil, ele foi identificado pela primeira vez em abril de 2015.