O movimento Ação da Cidadania Contra a Miséria, a Fome e pela Vida, começou em junho de 1993 com idealização e prática desempenhada por Herbert José de Sousa, o Betinho. A arrecadação de alimentos e partilha entre famílias carentes foi o primeiro passo do projeto que alcançou um número impressionante de brasileiros que se mobilizaram pela causa. Foram 600 toneladas de alimentos doados e distribuídos entre comunidades carentes no Brasil.

Neste braço de ação social nasceram cerca de 500 comitês pelo mundo em grandes países como França, Suíça, Inglaterra, Canadá, Itália, Estados Unidos, Japão, Chile, além do Brasil, a fim de trabalhar por causas sociais e humanitárias. Dentre esses comitês está o nosso: Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil em Goiânia, que hoje trabalha para capacitar e apoiar crianças e adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais, independentemente de credo, raça, cor ou acepção política.

Deixamos hoje nosso apreço pelo homem que começou uma causa tão linda dentro de um país tão rico e que deu início ao projeto de cidadania que carregamos hoje.

Nossa cultura é belíssima, nosso povo valioso e foi ele, Betinho, quem enxergou nessa realidade colorida a carência do povo brasileiro.

Com um olhar sensível, o mestre do diálogo, mobilizador de multidões, disse:

Senhoras e senhores, bilhões de seres humanos vivem em situação de pobreza no mundo. Isso, nós sabemos! Mas é muito importante enfatizar que essa miséria é uma produção humana. Não é um produto de Deus, ou da força natural, mas produzida por nós. Então, ao meu ver, miséria e pobreza são, primeiro, um problema ético. (Herbert José de Sousa)

Hoje, Betinho deixa sua marca aqui no Comitê, que seguiu seus passos e os aprimorou com o passar do tempo, ensinando agora o pescador a pescar. Trabalhamos pela humanização com a formação profissional de pessoas para o mercado de trabalho em Goiânia e toda região metropolitana.