A Instituição
O Comitê
Apresentação
O Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil em Goiânia, entidade filantrópica sem fins lucrativos, tem como objetivo principal, desenvolver a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Atende a população e entidades carentes da região metropolitana de Goiânia. O público é diversificado, compreendendo desde crianças, adolescentes, toxicômanos, idosos e portadores de necessidades especiais, entre outros. Atendemos independente de credo, raça, cor ou acepção política.
Nosso histórico
O Comitê foi criado em 31 de março de 1993, por funcionários da ativa, aposentados e seus cônjuges, no auge do movimento iniciado pelo sociólogo Herbert de Souza – O Betinho. Inicialmente suas atividades eram voltadas exclusivamente para o assistencialismo. Após os primeiros anos de trabalho, ficou clara a necessidade de profissionalizar jovens carentes.
Metodologia
Hoje, o foco principal de atuação é a montagem de oficinas profissionalizantes que possibilitem às comunidades assistidas mudarem seu destino, promovendo o ser humano, a partir da infância, em seu desenvolvimento integral, ajudando na construção de sua cidadania, bem como estimular e desenvolver sua integração social, cultural, educacional e profissional. mudando seu destino através da capacitação. Atualmente encontra-se em pleno funcionamento 51 oficinas profissionalizantes.
Os trabalhos são sempre em parceria com entidades reconhecidamente filantrópicas, cujos administradores demonstrem seriedade e competência na condução das mesmas. O Comitê fornece equipamentos, móveis, brinquedos, maquinários e toda infra-estrutura.
A entidade parceira, responsabiliza-se pela administração da oficina ou EIC – Escola de Informática e Cidadania ali montada, remunera os instrutores se for o caso, fornece o espaço físico , cuida da segurança dos equipamentos e do acompanhamento dos alunos.
Todos os pedidos de auxílio para montagens de oficinas são analisados primeiramente através de uma visita realizada por membros do Comitê ao local onde se pretende instalar a oficina, verificando-se espaço físico, público que será atendido e condições de administração pela entidade pleiteante. Um relatório da visita é repassado para a Diretoria Executiva que decidirá pela montagem ou não da oficina, em reunião ordinária mensal.
As oficinas de informática são montadas com recursos obtidos com a venda de papel descartado pelo Banco do Brasil, chamado de LIXO NOBRE, que é separado nas unidades (agência e órgãos regionais), recolhido e comercializado pelo Banco.
A montagem das demais oficinas e a doação de cestas básicas é possível graças à arrecadação junto aos sócios contribuintes,. que mensalmente autorizam o debito em conta corrente, em convênio firmado com o Banco do Brasil.
Com recursos da Campanha “Natal sem Fome” foram montadas em várias creches atendidas pelo Comitê, brinquedotecas e Oficinas de Leitura, com objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e senso crítico das crianças através de atividades lúdicas.