(62) 3216-5067 | (62) 3224-9099 | E-mail: comitedecidadaniabb@gmail.com

Cursos oferecidos

CAPACITAÇAO PROFISSIONAL

O Comitê de Cidadania trabalha como articulador buscando parceiros sérios para a instalação de oficinas profissionalizantes. As parcerias se dão com instituições filantrópicas e com organizações reconhecidas nacionalmente, tanto públicas quanto privadas, tais como o SENAI, SESI e SENAC.
Os cursos são gratuitos e montados em bairros carentes da periferia dando oportunidade a pessoas que não teriam condições de arcar com despesas de locomoção.

Auxiliar Administrativo:
O curso qualifica na execução de tarefas administrativas de qualquer empresa ou negócio, sempre com competência. Conhecer as rotinas e as etapas do processo de gestão de uma empresa é a característica principal dessa função.
Objetivo: Executar serviços administrativos que envolvem o apoio às diversas áreas de uma organização, como por exemplo, atender fornecedores e clientes, efetuar cadastros, digitação, fornecer e receber informações sobre produtos e serviços, cuidar de documentações específicas etc.

Auxiliar de Cabeleireiro Assistente:
Este curso visa proporcionar conhecimentos e técnicas em lavagem dos cabelos, tratamentos capilares, técnicas em cortes masculinos e femininos e escova modelada. Pré requisitos idade mínima de 16 anos completos – 4ª série do ensino fundamental ( 5º ano ). Todos os cursos são montados em bairros carentes da periferia dando oportunidade a pessoas que não teriam condições de arcar com despesas de locomoção. Este curso é ministrado pelo SENAC-GO, totalmente gratuíto, pelo program PSG, e os Kits utlizados pelos alunos são entregues aos mesmos, como forma de terem material para iniciarem os trabalhos.
Objetivo: Visa proporcionar conhecimentos e técnicas em lavagem dos cabelos, tratamentos capilares, técnicas em cortes masculinos e femininos e escova modelada.

Costura Industrial, Modelagem e Corte:
Estas oficinas têm como objetivo a capacitação profissional técnica, gerando mão-de-obra qualificada, a fim de atender a crescente demanda local e preparar para o mercado de trabalho e ou tornando-os empreendedores individuais. O curso é aberto a ambos os sexos, com idade mínima de 16 anos e não é necessário ter experiência no ramo.
Objetivo: Proporcionar capacitação profissional, conhecimentos básicos e técnicas para produção na área, comercialização e geração de renda, visando capacitar tecnicamente os alunos para a prática de modelagem e corte e costura industrial. Assim, despertar nos formandos a importância de se ter uma profissão que venha lhe proporcionar melhores condições de vida.

Informática:
Tem como objetivo a busca do conhecimento da informática, utilização de softwares, democratizar a informação e possibilitar o desenvolvimento de toda sociedade.
Objetivo: Desenvolver atividades voltadas à informática e acesso ao pacote do Office, Editor de Textos (Word), Editor de Planilhas (Excel), software livre Linux. Além disso, oferecer ferramentas que possibilitem ao aluno desenvolver suas atividades, trabalhando noções básicas de informática – atualmente pré-requisito para quem deseja ingressar no mercado competitivo e informatizado. Por conseguinte, apresentar formas de construção do conhecimento, através do uso adequado das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Educação à Distância – EAD:
Oficinas são conduzidas em parceria com o SENAI e a entidade mantenedora disponibiliza vários treinamentos para a comunidade local, tais como português, novas regras ortográficas, eletricista predial, empreendedorismo, educação ambiental, legislação trabalhista, liderança, libras entre outros.
Objetivo: É o treinamento à Distância para a população que não dispõe de micros computadores e internet.

Marcenaria:
O curso preenche uma lacuna no mercado goiano, que anseia por profissionais qualificados na área, propiciando aos alunos rápido ingresso ao trabalho, rendendo-lhes boas oportunidades de emprego e renda.
Objetivo: O curso tem o objetivo de capacitar alunos no ofício da marcenaria, oferecendo oportunidades para que saiam preparados tecnicamente e já inseridos no mercado de trabalho. Este projeto é direcionado a jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos, no nível básico do ofício da marcenaria, capacitando-os para a utilização de ferramentas manuais, máquinas estacionárias, além da difusão dos valores de ética e cidadania.

Panificação:
Instalada a partir da necessidade da comunidade local, tem por objetivo capacitar profissionalmente os adolescentes e famílias na área de alimentação, com o aprendizado da confecção de pães, salgados em geral, bolos, biscoitos etc. utilizando hábitos de higiene na manipulação de alimentos, identificando as funções de ingredientes básicos de panificação e confeitaria, efetuando cálculos de balanceamento de receitas e encomendas. Também capacita no atendimento a clientes, identificação e características de equipamentos e utensílios de panificação, confeitaria e prevenção de acidentes no trabalho além de Ética e Cidadania. Todos os cursos são montados em bairros carentes da periferia dando oportunidade a pessoas que não teriam condições de arcar com despesas de locomoção. Existe o Incentivo ao empreendedorismo, fato confirmado quando alguns concluintes decidem montar a própria padaria.
Objetivo: Criar condições para a reestruturação de famílias e para que crianças e adolescentes em situação de risco social desenvolvam suas capacidades, a fim de que possam realizar seus sonhos como indivíduos e membros da sociedade motivados pelo aprendizado e a profissionalização na área, tornando-os, assim, cidadãos responsáveis pela própria subsistência.

Além das oficinas de capacitação profissional o Comitê também realiza a montagem de brinquedotecas.

A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.
Desenvolver atividades voltadas para as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora das crianças, visando contribuir para a melhoria do atendimento ao público assistido, com formação lúdica e pedagógica. O ambiente proporciona um espaço de convivência, onde as crianças se relacionam entre si e com os adultos de forma agradável buscando privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará adquirindo várias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais.